O poder das palavras.
- 16 de fev. de 2017
- 1 min de leitura
As palavras são armas poderosas nas mãos de quem tem o dom de as saber usar em qualquer circunstância. É através de palavras que expressamos ideias, pensamentos, sentimentos, atitudes e comportamentos, que ensinamos e aprendemos, que influenciamos, convencemos e vendemos. Mas nem sempre elas têm um efeito positivo na comunicação. Há palavras que manipulam, enganam, humilham, magoam, destroem, haja ou não essa intenção da parte de quem as emite.
Na maior parte das vezes, essas palavras saltam-nos da boca para fora simplesmente porque não fomos capazes de ter autocontrole suficiente numa dada situação. Depois, sentimos arrependimento mas já não vamos a tempo de retirar o que dissemos, embora apresentemos mil e uma desculpas. Outras vezes, utilizamos palavras ou expressões que nunca imaginámos que pudessem ter um efeito nefasto no interlocutor e só nos apercebemos disso pela sua reação.
Portanto, se queremos construir relações interpessoais eficazes e harmoniosas, devemos perceber quem está do outro lado e ter cuidado com as palavras e a forma como as empregamos numa conversa.
Acima de tudo, as palavras que dizemos devem ser verdadeiras, positivas e úteis, para que tenham bom impacto no recetor. Por isso, palavras certas são aquelas que tocam mentes e corações, potenciam respostas e ações positivas, geram atitudes e comportamentos benéficos para nós e para os outros e mudam o mundo para melhor.
Já que aceitou ler/refletir sobre o poder das palavras, aproveite para perguntar a si mesmo/a:
- Como é que me expresso habitualmente?
- Utilizo palavras negativas ou positivas?
- Como é que as pessoas reagem ao meu discurso?
- Estará na hora de mudar alguma coisa?
Pense nisso...
Adaptado de: http://expresso.sapo.pt/blogues/bloguet_economia/blogue_vipp_valorizacao_img_pessoal_profissional/o-poder-das-palavras-video=f861985
Comments